• CoDA | design

    O escritório foi fundado em 2011 pelos arquitetos Gabriel Nogueira, Guilherme Araujo e Pedro Grilo. Os três sócios, formados na FAU UnB (Universidade de Brasília).


    Administrador fk.sia 13

    Na época, ainda estudantes, o escritório chamava-se Projeto Seis e funcionou como uma espécie de incubadora de empresas, onde a cooperação entre os seis associados propiciou um primeiro contato com o mercado de arquitetura.

    Na área de design a atuação começou a partir do interesse do grupo da interação da arquitetura com as artes gráficas. Os primeiros trabalhos tinham o foco em identidade visual, futuramente entrando na área de diagramação e ilustração de livros, webdesign e design publicitário.

    Posteriormente surgiram os primeiros projetos de arquitetura, dos mais diversos tipos, desde reformas de pequeno porte até lojas e residências unifamiliares.
    Em fins de 2008 surge o convite para os arquitetos realizarem o projeto da nova sede da Fabrika Filmes, a maior produtora de vídeos do centro oeste. Ao longo do processo de projeto e construção da Fabrika foi amadurecida a idéia de formação do escritório de arquitetura, baseado na filosofia de cooperação e interdisciplinaridade que sempre foi característica do grupo.

    “Vemos as duas profissões, design e arquitetura, como complementares, capazes de se mesclar em uma. O que as difere, as escalas e os produtos finais, pode também enriquecer uma a outra. O arquiteto deve dar atenção ao objeto tanto como o designer deve estar atento ao espaço, sendo ambos, por fim, capazes de diagramar o espaço ou de construir uma página.
    O nome cooperativa traz em si o modus operandi da CoDA. Acreditamos no trabalho coletivo, na cooperação entre os vários atores do projeto, arquitetos, designers, clientes, fornecedores e mão de obra”

    Assim foi formada a CoDA – Cooperativa Design | Arquitetura.